Você está aqui: Início

Inovação: pesquisa com equilíbrio melhora tratamento de síndromes

“Acima de tudo, inovação exige atuação multidisciplinar” – afirma a fisioterapeuta Catarina Costa Boffino, com mestrado em Neurociência, que atua no LIM-23 (Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica), que está instalado no IPq – Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Seu trabalho – sobre Equilíbrio Postural em pessoas paradas ou em movimento - confirma tal afirmação. Ela desenvolve pesquisas multidisciplinares junto ao InovaHC, Instituto de Radiologia e Instituto Central (Clínica de Otorrinolaringologia).

Pesquisas iniciadas em 2003 formulam avaliações do equilíbrio em pacientes que sofrem de Mal de Parkinson, derrames, bronquites e outros problemas de saúde. “Buscamos fundamentação para melhores exercícios físicos e melhores terapêuticas, inclusive médicas que possam ter embasamento nos aspectos fisiológicos e psicofísicos” – diz Catarina Boffino. Um foco importante da pesquisa junto ao InovaHC consiste em elaboração de programas de computação que permitem oferecer estímulos visuais para melhor tratar quem sofre desconforto com problemas de equilíbrio. A aplicação desses exercícios permite, por exemplo, ao paciente com bronquite melhorar a respiração, tornando-se mais estável e com isso, capaz de relaxar a tensão muscular, melhorando sua coordenação. O protótipo desse programa de computador está em desenvolvimento no LIM-23. “Temos também um trabalho voltado para pessoas que têm medo de cair. São mulheres entre 35 e 50 anos com um quadro de pseudoagorafobia (falso medo em espaços abertos ou com multidão), que é intenso e incapacitante. Os resultados com o tratamento de estímulos visuais tem sido fenomenais, pois há melhora da ansiedade, maior confiança no próprio corpo e gerenciamento do equilíbrio” – destaca Catarina Boffino. Fonte: HC on Line

InRad na Feira + Fórum Hospitalar 2016

 

O Hospital das Clínicas brilhou durante a Feira + Fórum Hospitalar 2016. Para quem passou pelo Pavilhão concorridos entre os visitantes ilustres, expositores e convidados do evento. Os dirigentes e colaboradores do InRad marcaram presença no evento com visita aos estandes, principalmente o do HC e participação nas atividades de palestras. Após a abertura oficial da maior feira do setor na América Latina, o estande do HC, único hospital público presente, recebeu a visita do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para o tradicional cafezinho acompanhado pela Presidente da Feira, Dra. Waleska Santos, e pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella. Ao longo dos quatro dias, a Alta Direção do Sistema FMUSP-HC, Professores da FMUSP, Diretores Executivos, gestores, funcionários e parceiros do HC prestigiaram as instalações. Neste ano, o hospital focou os temas: Humanização, Inovação, Sustentabilidade e Ensino.

No primeiro dia de evento, o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri recebeu homenagem da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH). Ainda durante a Feira, o HC teve a participação em peso de seus gestores nos Congressos de Gestão em Saúde, em parceria com a FBAH.

No dia 19, a novidade ficou por conta da assinatura da Carta de Intenção de Cooperação Técnica-Científica para o desenvolvimento do Projeto “Coalisão pela Inovação na Saúde” entre o HCFMUSP, as Fundações Zerbini e Faculdade de Medicina, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratórios (ABIMO) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Neste mesmo dia, a Feira foi prestigiada pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

InRad na Semana do Meio Ambiente

De 6 a 10 de junho, a Gestão Ambiental, com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização do Instituto de Radiologia e o Recanto dos Aposentados do HC, realizaram ação de sensibilização nas áreas do Instituto, como reforço e incentivo ao uso consciente de papel sulfite e uso de produtos para reciclagem, com o objetivo de minimizar os impactos ao meio ambiente e promover ações de sustentabilidade. Como forma de retribuição e responsabilidade com o nosso planeta, foram entregues aos colaboradores do InRad, sementes de girassol para plantio e os porta-moedas confeccionados com materiais recicláveis (banners de lona). 

“Pensar no Futuro é Agir no Agora. Plante essa semente!"

Pesquisas no LIM-44 ganham novas instalações

As novas instalações do LIM-44 – Laboratório de Ressonância Magnética em Neurorradiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP foram inauguradas, nesta quarta-feira (8 de junho), em solenidade no 4º andar da Faculdade de Medicina. Sempre com o objetivo de gerar e aprimorar o conhecimento, o LIM-44 desenvolve pesquisas avançadas sobre o cérebro e o Projeto PISA (Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia), com atuação interdisciplinar. 

As linhas de pesquisa do LIM 44 abrangem a investigação em imagem, com pesquisas focadas em ressonância magnética em neurorradiologia com técnicas convencionais e funcionais, ultrassonografia e radiologia convencional. As novas instalações foram visitadas pelo Diretor da FMUSP, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior; o Professor Titular do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do InRad, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Coordenador do LIM-44, Prof. Edson Amaro Jr.; a Chefe do Departamento de Radiologia da FMUSP e Membro do Conselho Diretor do InRad, Profª. Drª. Claudia da Costa Leite; a Diretora Executiva do InRad – Instituto de Radiologia do HCFMUSP, Dra. Marisa Madi Della Colleta, e o Professor Helmut Heinsen, Titular da Universidade de Wurzburg e Professor Visitante da USP no Projeto PISA. 

Seminário no InRad debate tecnologias para Rastreabilidade de Medicamentos

O Instituto de Radiologia e o Gaesi – Grupo de Gestão e Automação em TI promoveram, nesta quinta-feira (02/06), o Seminário de Tecnologia para Rastreabilidade de Medicamentos, no qual especialistas de todo o país se reuniram para debater sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos para toda a cadeia de produção e abastecimento de medicamentos no Brasil.

Neste evento realizado no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, discutiu-se a aplicação da Engenharia de Automação e da Tecnologia da Informação no suporte aos processos de negócio em todos os elos da cadeia farmacêutica, decorrente da PLS 276 e PL 4069/2015.

O objetivo desse encontro foi explorar as mudanças nos cenários de rastreabilidade dos participantes da cadeia farmacêutica à Luz da Quarta Revolução Industrial. SETRM2016 pretendeu nessa edição promover a integração e a troca de experiências entre as agências governamentais, academia e empresas de forma a acelerar a implantação do SNCM (Sistema Nacional de Controle de Medicamentos).

Pagina 1 de 8

Cursos e Eventos

Topo